Quem tem Fies pode Fazer Prouni? 2024

FIES e Prouni Juntos Veja o Que Fazer

Os estudantes que estudam e tem o sonho da universidade conhecem várias formas que o governo federal tem disponível para proporcionar o acesso mais facilitado a este estudante ao ensino superior. Então muitos estudantes conhecem o PROUNI e o FIES e se perguntam se tendo um destes programas inscritos poderá participar do outro? Primeiramente vamos conhecer cada um deles e tirar esta dúvida.

quem-tem-fies-e-prouni

O Programa Universidade para Todos (ProUni) oferece bolsas de estudo tanto parciais como integrais em instituições particulares de ensino superior assim como aquelas de cursos de formação específica e somente estudantes brasileiros sem diploma de nível superior podem participar do ProUni.

O que é FIES?

O Programa de Financiamento Estudantil (FIES) é também um programa do Ministério da Educação (MEC) que se destina a financiar a graduação na educação superior de estudantes que já estejam matriculados em cursos superiores particulares e que o curso deve ter uma avaliação positiva nos processos avaliativos realizados pelo MEC. O FIES é um empréstimo para pagar a faculdade, diferente do Prouni que é uma bolsa.

FIES ou PROUNI?

Embora diferentes, os programas acima podem ser usados ao mesmo tempo, no caso, somente poderá ser usado pelo bolsista parcial do ProUni para pagamento dos 50% dos valores restantes do valor da faculdade que a bolsa de estudo não cobre.

PROUNI 2024:  Prouni - Segunda faculdade

Mas, apesar de haver esta possibilidade de participar os dois problemas é necessário ficar atento novas regras e alguns requisitos para poder usufruir dos dois programas.  A faculdade onde está matriculado participa do FIES? Isso é importante para poder financiar a sua faculdade; outro requisito é que o FIES só pode ser solicitado para financiamento de cursos presenciais e particulares e não os cursos à distância e também curso que tem avaliação positiva do MEC; para poder usufruir do ProUni e FIES é necessário o estudante estar matriculado no mesmo curso e na mesma faculdade e que a soma dos dois programas não ultrapasse o valor dos encargos educacionais com os descontos. A partir de 2024, quem solicitou o FIES  tem que ter obtido o mínimo de 450 pontos e não ter zerado na redação do ENEM. Mas, para quem já tem a bolsa parcial do ProUni e vai pedir o FIES esta última regra não vale, pois o ProUni já exige pelo menos 450 pontos no ENEM.

É preciso ficar atento ao calendário de inscrição tanto do ProUni quanto do FIES para não perder a oportunidade de participar do Prouni, saiba mais em: Inscrições Prouni.

fies-e-prouni-juntos

Há também outras dúvidas quanto à possibilidade de usar os dois programas como se pode financiar o FIES apenas uma parte do que falta para pagar a mensalidade (no caso dos bolsistas parciais). Isto não é possível, pois o percentual mínimo de financiamento do programa FIES é de 50% dos encargos.

PROUNI 2024:  PROUNI Faltas

Além do estudante que concorra ao FIES além de não ter cursado faculdade anteriormente outros critérios são analisados para conceder o programa como o estudante tem renda familiar de até três salários mínimos bruto por pessoa. O estudante que tenha renda familiar superior a este valor já está fora do programa. Ainda deve-se lembrar de que para o ProUni é necessário também comprovar uma renda de até três salários mínimos.  Tem dúvidas ainda se é possível ter acesso aos dois programas do MEC, pesquise e leia atentamente as regras dos programas e se informe. Saiba mais acessando www.fies.org e veja se precisa cancelar o FIES para o Prouni e outras informações sobre os programas.


Equipe Educação e Vestibulares Redação Educação e Vestibulares

Aqui você encontra informações e dicas de como entrar na Universidade através de bolsas de estudo integral ou parcial, também através do PROUNI. Nossa equipe de redação é focada em trazer conteúdos de fácil compreensão sobre o assunto e desde 2010 já auxiliamos milhares de alunos a fazer a inscrição no Prouni e em outros programas estudantis.


De um Curtir Acima e Deixe um Comentário Abaixo

4 comentários

  1. eu me formei pelo fies e queria fazer medicina pelo prouni poderia fazer isto ?

  2. Eu tenho o FIES, eu posso participar do ProUni e ter uma bolsa de 100% e cancelar meu FIES?

  3. Olá!
    Possuo FIES e estou no 7°Semestre, gostaria de saber se há a possibilidade de pleitear uma bolsa no proUni realizando uma nova prova do ENEM, e se caso venha a ter sucesso, se o ProUni cobrirá apenas os semestres restastantes ou os semestres já cursados também, visto que meu financiamento tem como base um fiador.
    Grato!

  4. Gabriel Teles disse:

    Eu tenho 95% do Fies e estou no terceiro semestre, posso tenta conseguir 50% do ProUni e ficar com 50% Fies ?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *