Fazer Aditamento do Prouni
Desde 2004 os estudantes brasileiros que ainda não possuem graduação de nível superior e que se encontram dentro dos requisitos básicos, podem concorrer a bolsas de estudos integrais e parciais em faculdades particulares por intermédio do Programa Universidade Para Todos conhecido como PROUNI e criado pelo Governo Federal. O objetivo do programa é expandir o número de vagas em universidades e garantir o acesso do maior número de pessoas ao ensino superior.
Para participar do programa o candidato necessita ter realizado a prova do ENEM do ano anterior devido a nota servir como critério na distribuição das bolsas, ter estudado em escola pública ou ter sido bolsista integral em escola particular, estar dentro da renda pré-estabelecida pelo programa e entregar a documentação solicitada em edital respeitando os prazos pré-estabelecidos.
Após comprovação das informações necessárias o candidato poderá ser selecionado para ocupar uma vaga dentro da Universidade e curso escolhido entre daqueles que forem ofertados.
São realizadas duas chamadas em datas diferentes conforme edital, cada uma seguida de lista de espera para o caso de haver vagas remanescentes do Prouni. O candidato selecionado com bolsa de 50% ainda pode optar por financiar o restante do valor do curso através do FIES.
Como realizar o aditamento do PROUNI
Após todas as etapas concluídas cabe ao aluno o aditamento do PROUNI que geralmente ocorre semestralmente. O aditamento nada mais é do que a manutenção do benefício para que o estudante possa continuar recebendo autorização referente a bolsa. Para realização do aditamento novamente alguns quesitos são verificados e um exemplo disso é se a renda do estudante sofreu alteração e aprovação mínima em 75% das disciplinas cursadas. Após verificadas todas as informações obrigatórias é fornecido ao estudante um Termo de Atualização do Usufruto de Bolsa que é devidamente assinado e devolvido a secretaria da instituição de ensino que a partir de então renova via sistema a matrícula do estudante. Um detalhe importante é respeitar a data limite para renovação da bolsa de estudos.
O não aditamento do PROUNI poderá causar a suspensão da bolsa ao estudante além de gerar saldo devedor dentro da universidade e até a perda definitiva do benefício. Cada universidade pode fixar datas diferentes para o aditamento do PROUNI porem cabe ao estudante verificar as datas corretas na coordenação do curso dentro da universidade e se atentar aos prazos para não ocorra de ficar impedido de realizar a renovação. O estudante pode ainda trancar sua matricula e retornar somente no próximo semestre de acordo com o calendário acadêmico disponível. Estudantes em situação de trancamento e abandono do curso ficam impedidos de realizar o aditamento do PROUNI devendo retornar somente no semestre seguinte.
Alunos que não possuem bolsa integral e que estão em situação de inadimplência também não podem realizar o aditamento.
Se ainda restarem dúvidas O PROUNI possui uma cartilha explicativa que pode ser acessada através do endereço eletrônico do MEC http://prouniportal.mec.gov.br/images/pdf/manual_bolsista_prouni.pdf. Nela você encontrara todas as informações importantes referentes ao aditamento do PROUNI e outras informações para quem deseja concorrer a uma vaga dentro do programa.