Prouni Trancamento de Matrícula 2024

Trancar Faculdade com Bolsa do ProUni

O Governo Federal vem criando diversos projetos e programas na parte da educação com a finalidade de melhorar este quesito no país. Um dos programas criado pelo Governo Federal é o ProUni. Saiba que tal projeto possui a finalidade de oferecer bolsas de estudos em instituições de ensino privadas, nos quais, as mesmas são destinadas aos jovens estudantes de baixa renda. Confira como trancar a matrícula da bolsa do Prouni.

prouni-trancar-matricula

Quem pode Trancar o Prouni?

É importante saber que se você possui dificuldades financeiras e deseja concluir a sua faculdade, saiba que você precisa apenas se dirigir a uma agência do ProUni ou simplesmente você poderá acessar o site oficial do ProUni para realizar a sua inscrição. Outro detalhe é que o aluno interessados também irá passar por um processo seletivo, no qual, a finalidade é comprovar se o mesmo é uma pessoa de baixa renda. Os valores pré-determinados pelo ProUni como um aluno de baixa renda é de até três salários mínimos por pessoa.

Ainda sim muitos estudantes e principalmente aqueles que não possuem informações suficientes sobre este programa sempre acabam passando por algum tipo de problema. Um dos problemas mais enfrentado pelo bolsista é justamente o trancamento da matrícula, ou seja, suspensão da matrícula de um dos bolsistas do Prouni. Confira mais informações a respeito deste tipo de problema na continuação deste artigo.

PROUNI 2024:  Prouni 2024 Inscrição

Solicitar Trancamento de Bolsa do Prouni

Saiba que até o próprio bolsista poderá solicitar o trancamento de sua bolsa de estudos fornecida pelo ProUni. Saiba que basta se dirigir a agência da instituição e solicitar tal procedimento, lembrando que os dias que você passar com a bolsa de estudos suspensa, será contado, ou seja, será descontado.

Confira também: Reclamações do PROUNI

Além disso, a suspensão de sua bolsa de estudos também poderá ser ocasionada por um dos seguintes motivos: matrícula suspensa pela instituição de ensino pelo motivo do não pagamento da mensalidade nos casos de bolsistas parciais. Abandono do período letivo de tal bolsista também pode ocasionar a suspensão, bolsa não atualizada pelo coordenador do ProUni responsável pela bolsa dentro do prazo estabelecido pelo MEC dentre outros motivos.

PROUNI 2024:  PROUNI PUC

Equipe Educação e Vestibulares Redação Educação e Vestibulares

Aqui você encontra informações e dicas de como entrar na Universidade através de bolsas de estudo integral ou parcial, também através do PROUNI. Nossa equipe de redação é focada em trazer conteúdos de fácil compreensão sobre o assunto e desde 2010 já auxiliamos milhares de alunos a fazer a inscrição no Prouni e em outros programas estudantis.


De um Curtir Acima e Deixe um Comentário Abaixo

101 comentários

  1. Boa tarde!
    Fiz 4 semestres de engenharia da computação, e percebi que não era o curso que queria fazer tranquei a matrícula por 2 vezes consecutivas, pois estava confuso e desanimado com o curso. Agora queria mudar de curso e gostaria de saber se posso usar a nota do ENEM antigo, mesmo tendo trancado duas vezes.

  2. André Azevedo disse:

    Sou Bolsista 100% ProUni, e estou pensando em trancar minha bolsa, pois não me indentifiquei com o curso.
    Se acaso eu fizer isso, posso fazer Enem novamente e tentar Prouni novamente em outro curso?

  3. Se eu trancar a bolsa integral. Para viajar ao Exterior. Posso retomada após voltar?

  4. Rosana Marques Mendes Pinheiro disse:

    Estou matriculada em uma instituição , mais estou de mudança temporariamente para outro estado onde não possui a faculdade e nem pólos ,aos não quero perder a bolsa visando que a qualquer momento posso retornar , t como trancar a matrícula?

  5. Tranquei minha matricula integral do prouni por necessidades pessoais.
    Existe a possibilidade de conseguir uma nova bolsa?

  6. Tranquei minha matricula do prouni por necessidades pessoais e o prazo já encerrou.
    Existe a possibilidade de conseguir uma nova bolsa?

  7. Anderson Fernandes disse:

    Eu posso trancar no primeiro período e transferir de instituição?

  8. Márcia Oliveira disse:

    Olá, sou estudante com bolsa de 100% pelo ProUni, semestre passado eu parei de frequentar as aulas por problemas de saúde, estava no 1 semestre, gostaria de saber se posso trancar a faculdade por mais esse semestre até melhorar de saúde, mesmo já tendo pedido reconsideração de bolsa.

    Grata.

  9. Olá, sou bolsista de 100% do prouni e gostaria de saber se posso trancar meu prouni sem perdê-lo e começar no segundo semestre, no caso, ano que vem. A faculdade não abriu turma para o turno da manhã, com isso, demorou para mudar meu turno e eu perdi muita matéria e inclusive provas.

  10. Sou bolsista integral. Se caso eu trancar minha matrícula para viajar ao exterior, consigo esse feito até quantos semestres? Ou não tem data estipulada? E se caso eu encerrar minha bolsa no último semestre da faculdade e pagar por este último semestre, e por não ter finalizado ele inteiramente com a bolsa, eu consigo PROUNI novamente em outro curso?

  11. Carlinda Pereira de Oliveira Pena disse:

    Minha filha trancou faculdade e ProUni por 18 meses para fazer intercambio
    no CsF na Europa, retorna em Janeiro 2024, mas faculdade me informou q ela perdeu a (meia) bolsa.pode isso. Como faço para reaver a bolsa.

  12. Gostaria de saber se eu posso trancar a matrícula por outros motivos (pessoais).

  13. Bom dia,

    Não visualizo as resposta às questões aqui feitas, caso a resposta seja individual, mando a minha questão, que já foi feita:

    “Gostaria de saber se posso trancar a matrícula e depois retornar, pois tenho bolsa de 100%, estou grávida e não estou conseguindo frequentar as aulas, por isso gostaria de trancar e após o nascimento do bebê retornar”

    A bolsa foi concedida neste semestre, qdo resta 1,5 ano para conclusão do curso, ou seja, tenho 3 anos para concluir o curso, podendo trancar o mesmo?

  14. Ganhei uma bolsa, moro longe da faculdade, ainda nao me mudei para cá, posso trancar a bolsa e não perder até eu me mudar ?

  15. Jucilene Roseira disse:

    Bom dia, fui pre-selecionada no fies,mas nao consigo concluir minha inscricao,devido a ter ganhado uma bolsa parcial no prouni,quero nao estou cursando nenhuma faculade e nem cheguei fazer a matricular,quero cancelar essa bolsa parcial como faco.

  16. eu ganhei uma bolsa do prouni e ja me matriculei mais a faculdade nao formou turma do meu curso no semestre que ganhei , tem como eu começar no proximo semestre ou perco a bolsa ?

  17. Eu tenho uma bolsa do PROUNI 100%, para arquitetura aqui na minha cidade. Estou terminando o primeiro ano. Gostaria de saber, se posso me inscrever para o PROUNI desse ano, para concorrer à uma bolsa de Arquitetura em outra cidade, porque a universidade de lá não aceita transferência. Então eu trancaria a minha matrícula e faria a matrícula na outra universidade. A questão é: Eu continuaria de onde parei? Ou iniciaria o curso novamente?

  18. Minhas aulas começaram dia 01/08 mas não assisti nenhuma aula, por motivos pessoais gostaria de trancar a matricula e retomar o curso no próximo semestre é possível?

  19. Tayna Garcia disse:

    Boa Noite!

    Sou bolsista do Prouni, porém minha bolsa está no interior de São Paulo, por alguns motivos eu tive que voltar do interior para a capital e não tive como cancelar minha bolsa do Prouni, porém para eu iniciar uma ooutra faculdade aqui na capital pelo Fies a mesma deve estar cancelada.

    Não tenho como ir até a faculdade que fica em Presidente Prudente, e preciso cancelar o Prouni com urgência, Como devo proceder? Existe outro canal para Cancelar a Bolsa?

  20. Eu tenho bolsa de 100℅ no prouni e precisei por motivos pessoais mudar de estado, e não estou conseguindo destrancar em nenhuma instituição, posso tentar o enem e conseguir outra bolsa pelo prouni?

  21. consegui bolsa de 50% no pro uni e to no primeiro período e tambem estou no no meio do semestre e desejo trancar. Gostaria de saber se tem como

  22. Um bolsista Prouni que está com problemas de saúde,Pode encaminhar um. Pedido de afastamento? Ou um Regime Especial nesse caso? Ou tera mesmo que trancar seu curso?

  23. Carmen Regiane Pereira de Freitas disse:

    Sou tua de um bolsista Prouni e ele esta8 com problemas de saúde. Podemos encaminhar um. Pedido de afastamento? Ou um Regime Especial nesse caso? Ou teremos mesmo que trancar seu curso?

  24. Mario Monteiro disse:

    Eu tenho uma bolsa integral do prouni ,e quero trancar minha matricula até janeiro de 2024, so que me informaram na faculdade(unicarioca) que eu so posso trancar a matricula a partir do 2º semestre, estou no segundo mês do 1º semestre , como conseguirei trancar??

  25. Ola sou bolsista do prouni 100%, gostaria de saber se eu trancar minha matricula por motivos pessoais eu perco a bolsa ? Tem como eu destrancar a matricula e continuar a estudar no próximo semestre.

  26. 4.1 – Prazo de validade da bolsa:
    A bolsa de estudo do Prouni poderá ser utilizada durante o período equivalente a duas
    vezes o prazo de integralização do curso informado no Cadastro e-MEC de Instituições e Cursos
    Superiores do Ministério da Educação, subtraído o(s) semestre(s) já cursado(s) pelo estudante
    antes da concessão da referida bolsa. No entanto, ao concluir o curso o estudante deverá ter a
    bolsa encerrada, não podendo utilizar os semestres restantes para outros cursos ou
    especializações.

    Pode trancar, mas não mais do que dois semestres seguidos. E importante informar na coordenação da escola direitirinho.

  27. Ola tranQuei minha bolsa prouni integral tenho chance de conseguir outra em outra faculdade e outro curso?

  28. Vocês que estão com dúvidas, existe o manual do bolsista prouni.

  29. Minha bolsa só saiu no fim de março e já havia perdido muitas aulas e tranquei minha matricula. Qual o prazo de retorno?

  30. Nilton Carlos disse:

    Consegui uma bolsa integral na cidade vizinha nesta edição do Prouni, mas ainda tenho 17 anos e só vou ter CNH no proximo ano, não tenho nem um pouco de vontade de morar na cidade vizinha, mas o campus é incrível e não gostaria de perder essa oportunidade, posso trancar já no primeiro semestre e começar o curso no próximo ano em que já estarei com a CNH em mãos?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *