Perguntas sobre o Prouni 2024

Prouni Dúvidas Frequentes

Confira algumas das duvidas mais frequentes sobre o ProUni. O que é uma Bolsa de Estudos, e como funciona a Bolsa do Prouni.

Os programas e iniciativas que são feitos por meio do Governo Federal para estimular o ensino e a educação no Brasil estão cada vez mais comuns. Os programas são diversos e possuem uma finalidade bastante interessante que é oferecer educação e uma boa qualidade de ensino para aqueles que não possuem uma boa renda, ou seja, as pessoas de baixa renda. A maioria dos projetos criados pelo Governo Federal quase sempre são voltados as pessoas de baixa renda, dentre eles, podemos destacar o ProUni.

prouni-duvidas-frequentes

Prouni O que é?

O Programa Universidade Para Todos ou simplesmente ProUni como é conhecido popularmente é um dos programas criados pelo Governo Federal onde a finalidade do mesmo é oferecer bolsas de estudos para aqueles que fazem parte da classe de baixa renda e não possui renda suficiente para quitar uma formação em uma faculdade privada, por exemplo. Lembrando que o aluno poderá solicitar a qualquer momento a sua bolsa de estudos de acordo com o ProUni, mais é importante ressaltar que o mesmo irá passar por processos seletivos e também para comprovar suas necessidades.

O que muitos candidatos que se inscrevem no programa possuem é uma grande quantidade de dúvidas em relação ao programa. Saiba que as dúvidas são gerais, mas também você poderá recorrer ao próprio ProUni que disponibiliza toda ajuda possível para que você se mantenha totalmente esclarecido em relação ao programa.

PROUNI 2024:  PROUNI PUC

Bolsas do Prouni

A Bolsa de Estudos do ProUni (Programa Universidade Para Todos) é um desconto integral ou parcial no valor da mensalidade de uma universidade ou faculdade. No ProUni o aluno que ganhar a bolsa não recebe os boletos bancários para pagamento da mensalidade da faculdade, esses boletos vão direto ao Governo Federal que ficam com a responsabilidade do pagamento.

Confira também: Documentos necessários para o Prouni

Bolsa Permanência Prouni

O Aluno do ProUni pode também receber a Bolsa-Permanência que da o direito ao bolsista do ProUni um auxilio em dinheiro para conseguir manter os gastos e continuar estudando. O aluno não pode transformar a Bolsa do ProUni em benefício financeiro.

Para quem possui dúvidas em relação a este programa saiba que uma solução bastante interessante para esclarecer as mesmas é acessando o portal do ProUni. Para que você possa conferir as dúvidas, ou seja, uma página com perguntas e respostas em relação a vários temas do programa, basta acessar o site oficial ProUni. Logo em seguida, você deve acessar a opção “Tire suas Dúvidas” e escolha os tópicos de seu interesse. Confira no site siteprouni.mec.gov.br diversas dicas para você conseguir a sua Bolsa no ProUni.

PROUNI 2024:  Prouni Bolsa Permanência

Equipe Educação e Vestibulares Redação Educação e Vestibulares

Aqui você encontra informações e dicas de como entrar na Universidade através de bolsas de estudo integral ou parcial, também através do PROUNI. Nossa equipe de redação é focada em trazer conteúdos de fácil compreensão sobre o assunto e desde 2010 já auxiliamos milhares de alunos a fazer a inscrição no Prouni e em outros programas estudantis.


De um Curtir Acima e Deixe um Comentário Abaixo

42 comentários

  1. Elísio Jacinto disse:

    tenho bolsa integral do Prouni, como já avia cursado o mesmo curso sem terminar e outra faculdade pedi para verificar a possibilidade de plano de estudo na nova faculdade, em que foi aceito eliminando varios semestre . quero saber se tenho direito de reaver o dinheiro pago ah outra faculdade já QUE evolui alguns semestre na faculdade nova

  2. Oi moro em Feira de Santana,tive dificuldade em olhar
    o resultado da lista de espera por motivos de força maior,e por isso perdi a oportunidade de me inscrever na faculdade onde fui selecionada,por um dia de atraso perdi essa oportunidade,estou muito triste! gostaria de saber se haverá uma nova convocação da lista de espera onde eu possa ter uma nova chance.Obrigada

  3. gostaria de saber como proceder, para saber se posso receber o auxilio da bolsa permanencia.

  4. Tenho uma filha que e bolsista do prouni,estuda no período da manhã das 7:hs as 13:hs.E tem que entrar no serviço as 13:hs,por esse motivo fica complicado para ela,já que ela precisa trabalhar para se manter,mas que por chegar sempre atrasada é discontado muito do seu salário.Gostaria de saber se existe algum beneficio ou comprovante de horas,que a faculdade pudesse dar,para que assim não perdesse as horas atrasadas

  5. Gostaria de saber se quem recebe salário do serviço obrigatório militar corre o risco de perder a bolsa integral no prouni?

  6. Olá eu estudo no estrangeiro, só com a crise que passa no pais , a qual estou o governo não apoia os alunos… E gostaria de saber se tenho a possibilidade de me escrever Prouni? Para continuar os estudos aqui?,,,,obrigada

  7. Thiago de Macedo Sousa disse:

    Bom dia pessoal, também sou bolsista do prouni e como muitos outros tenho dificuldades com o custo do transporte, por isso mandei uma ideia para o site do senado para estender o bolsa permanência atodos os bolsista, hoje só alguns atendem o critério, para auxiliar no transporte dos alunos do prouni, só que precisa de no mínimo 20 mil pessoas apoiando para entrar em discussão no senado, se puderem entrar lá e apoiar e também divulgar para os amigos e conhecidos, muito obrigado e bons estudos a todos.

  8. Michelle Fernanda de matos silva disse:

    Quando me escrevi no prouni,esqueci de colocar meus dependentes,e consegui apenas 50% em uma faculdade,não tenho condições de passar,será que posso escrever na 2 etapa para concorrer a 100%?

  9. Sarah Rejane disse:

    Tenho uma bolsa parcial 50% pelo ProUni e os outros 50% é pelo FIES. Posso tentar uma bolsa integral próximo ano? Se eu conseguir, terei que cancelar a bolsa parcial e começar o curso tudo novamente ou continuarei onde eu parei?

  10. BOA NOITE, FUI PRE SELECIONADA COM BOLSA 100 % EM UMA INSTITUIÇÃO, ONDE MINHA COLOCAÇÃO FICOU EM 11ª , AS 8 BOLSAS FICARAM ATÉ A COLOCAÇÃO 10ª, E EM OUTRA OPÇÃO 50% FIQUEI PRE SELECIONADA, SÓ PRECISO LEVAR A DOCUMENTAÇÃO,MINHA DUVIDA É: SE ALGUEM DA PRIMEIRA OPÇÃO DESISTIR ESSA VAGA DE 100% SERA MINHA MESMO EU ENTREGANDO OS DOCUMENTOS PARA A BOLSA DE 50 %

  11. Posso me inscrever para o mesmo curso nas duas opções e na mesma instituição, só que em polos diferentes ?

  12. Phelipe Amaral disse:

    estou com duvida, eu estou pra fazer 7 matérias nesse período, eu gostaria de saber se eu posso não passar em 1 ou 2 matérias??

  13. Cursei uma graduação particular ainda posso usa o prouni?

  14. qual sera a nota de corte para medicina??

  15. Eu gostaria de saber quando começa as inscrições 2024

  16. Jaíne dos anjos disse:

    Divido o apartamento com uma guria de outra cidade, a conta de luz, o boleto da internet, e o contrato de aluguel estão no nome dela mas cada uma paga as suas contas.Para me inscrever no Prouni preciso calcular a rendal mensal dela também?mesmo eu me sustentando sozinha?

  17. Em 2007 consegui uma Bolsa de 100%, estudei por 1 ano, mas por motivo de saúde, não concuí. Prestei novamente o ENEM neste ano de 2024 e, se minha nota final para 2024 for igual ou maior que 400, tenho alguma chance de obter algum desconto na bolsa?

  18. eu sou estudante bolsista do Prouni,e comecei a poucos dias,caso eu queira tranca-lá eu posso ,ou terei algum impedimento

  19. hildemar nascimento machado disse:

    ola gostaria de saber ,as vagas remanescente do prouni tem diversas vantagens ,só que em belém não tem vaga alguma 100 integral ,acabou e hoje é dia 21.08 começou ontem essas vagas ,como saberei se terá novas vagas ou que tenha 100 integral ou desistência de algum participante ,e mas até quando estarão abertas essas vagas para a inscrição.desde já agradeço a sua resposta.

  20. Carlinda Pereira de Oliveira Pena disse:

    Solicito informações importantes por favor!
    Minha filha trancou matricula e tb ProUni para participar do programa Cientistas sem Fronteiras ela está na Europa até final de janeiro 2024
    mas para minha surpresa, me informaram na faculdade que prazo para trancamento do ProUni é de um ano (ela trancou em agosto), portanto, esgotou o prazo e ela perdeu a bolsa (meia bolsa). Só falta o último período p ela terminar, mas as mensalidades não cabem no meu orçamento. Que fazer? Tem como reabrir a bolsa? (meia bolsa). Agradeceria se me desse um retorno. Obrigada.

  21. gilberto kerer disse:

    PERGUNTA.
    O PROCESSO DE RENOVAÇÃO DA BOLSA PROUNI PODE SER REALIZADO PELA MANTENDORA OU DEVE SER REALIZANDO PELA IES MANTIDA. como sed deve intrepretar a portaria 1132.

  22. Minha documentação foi reprovada no Prouni eu fui pré selecionada para uma bolsa de 100%, como faça para recorrer URGENTE!!?

  23. Alguem me ajuda por favor.
    Ganhei uma bolsa no prouni. E ficaram de ligar pra mim pra me dizer se foi aprovado. So que eu trabalho e nao ouvi meu telefone tocar. O que eu faço ?

  24. ariana arcos barbosa disse:

    quero me escrever agora , como eu faço?

  25. Robson Gabriel Werneck Albuquerque disse:

    Por favor, preciso de ajuda. O primeiro ano do segundo grau foi feito com 50% pago e 50% bolsa no primeiro semestre, só que minha tia não teve mais condições de pagar e conseguimos a bolsa integral, ou seja dos três anos do ensino médio foi com bolsa integral, conforme declaração do colégio que cursei. Recebi a bolsa de 50% do Prouni e estou impedido de recebe-la só por quase do primeiro semestre que paguei 50%. Preciso muito estou cursando Fisioterapia da FBV pela Fies. PEÇO AJUDA aos responsáveis pela seleção PROUNI.
    Agradeço antecipadamente.

  26. queria saber o q devo fazer em questao da comprovacao de renda, pois na minha familia meu irmao e minha mae trabalham como autonomo, e nao tem nada q comprove q eles trabalham, o q posso fazer?

  27. Vitor Hugo Hister disse:

    Bom dia,
    Fui pré-selecionado na primeira chamada do ProUni. Porém tive apenas uma semana para ir na cidade escolhida e fazer a confirmação de dados. Como não tenho disponibilidade para ir agora e moro muito longe da cidade em que fui pré-selecionado, fiz uma procuração pública e nome do meu Tio, que mora na cidade escolhida, para fazer a confirmação para mim. Mandei todos os documentos por sedex para que chegue à tempo. depois de mandar os documentos (todos autenticados no cartório, claro) lembrei que não enviei uma xerox autenticada da Carteira de Trabalho minha e nem dos integrantes do meu grupo familiar, e agora não da mais tempo de enviar nem se for por sedex 10. Eu não trabalho, meu irmão mais velho é profissional liberal e a Carteira de Trabalho dele nunca foi assinada por ninguém, e meu outro irmão não tem. Gostaria de saber se a Carteira de Trabalho é um documento obrigatório para a confirmação da documentação e se não for apresentada eu corro o risco de perder a bolsa.
    Agradeço desde já, sem mais.

  28. eduardo da costa disse:

    Bom dia ;
    Como faço para transferir de curso pelo prouni?
    Tenho bolsa de 50% em um curso , e gostaria de transferir para outro curso , em outra faculdade .
    E tambem gostaria de saber se ira ter alguma seleção do prouni no 2º semestre de 2024?
    obrigado

  29. oi eu estudei em escola particular como bolsista integral mas a escola esta extinta agora e eu não tenho o meu certificado,vou poder participar do prouni?

  30. Boa tarde!

    Gostaria de saber quais os critérios que encerram uma bolsa integral pelo ProUni. Exemplo se meu marido que é a única renda da família (eu e ele), obtiver em um determinado mês maior valor a receber em horas extras e ultrapassar os 3 salários mínimos para nós 2 o que acontece? É levado em consideração que dos meses anteriores apenas 1 mês ultrapassou a renda estabelecida? Vale transporte e cesta básica que não entram nem na base de cálculo de FGTS e INSS entram no cálculo também? Caso eu perca uma bolsa integral devido a renda eu posso requerer uma bolsa parcial? Eu posso trancar a matrícula e continuar quando minhas condições financeiras melhorarem?

    Obrigada!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *