Prouni Comprovação de Renda 2024

Comprovação de Renda no PROUNI

Conhece o PROUNI? Este é o chamado Programa Universidade para Todos criados pelo Ministério da Educação em 2004 e que em linhas gerais é um programa que oferece bolsas de estudos em instituições privadas de educação superior em cursos de graduação ou sequenciadas para estudantes brasileiros. Saiba se o Prouni precisa de comprovação de renda e como é feita.

comprovacao-de-renda-prouni

Se você ainda não conhece o Prouni, saiba como se inscrever e demais detalhes sobre o PROUNI, inclusive uma curiosidade do programa é que ele é destinado apenas aos estudantes de baixa renda familiar e, por isso, precisam comprovar a renda familiar e também terem outros requisitos.

Como Comprovar Renda no Prouni?

Entre os outros requisitos dos interessados em participar do PROUNI estão: estudantes egressos de ensino médio de escola pública ou que tenham feito o ensino médio em escola particular na condição de bolsista integral; outro requisito é ser o estudante deficiente físico; candidato pode ser professor da rede pública de ensino e este no quadro permanente de professores que, neste caso, este tipo de candidato só pode se candidatar a cursos de licenciatura e no caso dos candidatos professores não precisam comprovar renda; outra condição é ter feito o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) do ano anterior e, no caso dos professores candidatos, não precisam ter feito o ENEM. Para os demais candidatos que tem que ter feito o ENEM ainda devem ter obtido a nota mínima de 450 pontos na média das notas do ENEM e não ter zerado na prova de Redação do ENEM.

PROUNI 2024:  PROUNI Bolsas Remanescentes

A bolsa oferecida pelo PROUNI vai depender da comprovação da renda do candidato. Existem dois tipos de bolsas oferecidas: a bolsa integral, que é dada aos estudantes de renda familiar bruta por pessoa de até um salário mínimo e meio; a bolsa parcial, que concede 50% do valor da mensalidade da universidade particular que o candidato estiver se candidatado e é destinada aos candidatos possuam renda bruta de até três salários mínimos por membro da família.

Para concorrer às bolsas os candidatos não precisarem estar matriculado em nenhuma instituição de graduação particular, e este não passa por nenhuma seleção, mas, há instituições credenciadas no PROUNI que podem exigir alguma forma de seleção, além de ter passado pelo ENEM.

Quanto às inscrições no PROUNI, esta acontece duas vezes ao ano, a primeira vez no início do ano e a segunda, no início do segundo semestre e as inscrições são feita de maneira gratuita. Para efetuar a inscrição assim como outras informações sobre este processo seletivo acesse a página do ENEM em http://sistemasenem2.inep.gov.br/resultadosenem/.

PROUNI 2024:  PROUNI Anhembi Morumbi

Equipe Educação e Vestibulares Redação Educação e Vestibulares

Aqui você encontra informações e dicas de como entrar na Universidade através de bolsas de estudo integral ou parcial, também através do PROUNI. Nossa equipe de redação é focada em trazer conteúdos de fácil compreensão sobre o assunto e desde 2010 já auxiliamos milhares de alunos a fazer a inscrição no Prouni e em outros programas estudantis.


De um Curtir Acima e Deixe um Comentário Abaixo

28 comentários

  1. Tabatha Cristina Souza de Oliveira disse:

    Boa noite
    minha neta passou no proune com 100%entregou todos documentos e a undade Estácio em Santa Cruz R J não fez a matrícula no prazo e ela ficou reprovada o que faço para reverter isto o diretor da faculdade ofereceu uma bolsa de estudos mas ela quer o de direito dele por favor nos ajude.

  2. Fiz minha inscrição no ProUni ,escolhi a faculdade e o município onde conseguiria fazer as aulas, consegui a bolsa de estudo, liguei para o polo onde levaria os documentos, e o melhor, o polo está fechado se eu quiser tenho que ir em outro polo ,muito mais longe de onde eu escolhi. Porque põe vagas em um polo que está fechado?

  3. eu fiz a minha inscrição no enen. A minha duvida é na renda familiar, pois a minha renda e de 1 salario e meio, porém marquei 1 salario minimo. Isso implicara na minha escolha por bolsa no prouno?

  4. jessica otaviano disse:

    Boa tarde,
    A faculdade perdeu o prazo e nem olharam meus documentos, o que eu faço agora?
    Teria como entrar em contato com a faculdade, pois já será o terceiro mês que terei que pagar sendo que já era para eu ter conseguido.
    Esse mês eu não terei condições de pagar a faculdade pois como nos outros meses eu fiquei sem pagar minhas contas para pagar ela, esse mês eu precisava acertar.
    Preciso que me entenda e entre em contato com a Central o quanto antes para regularizar essa situação e o mês que vem eu já estar com a bolsa, senão eu terei que trancar minha matricula.
    Na pagina do Prouni esta falando que eu não compareci a faculdade para apresentar, mas isso eu já tinha feito e estava tudo com a faculdade eles não devem ter olhado e perderam o prazo, por isso eu peço para que alguém ligue para eles e tentem regularizar isso, pois o erro não é meu e meus documentos estão certos.

    Aguardo com urgência!

  5. Larissa Aparecida Fernandes Ferreira disse:

    Boa noite

    Gostaria de denunciar irregularidade de concessão de bolsa prouni alunos que ganham acima do permitido na bolsa integral e universidade nove de julho não fiscaliza

  6. Rozeane Barros Souza disse:

    Ganhei a bolsa pelo prouni e levei toda documentação a instituição passados alguns dias liguei pra Universidade para saber se havia sido aprovada e eles mim disseram que deu incompatibilidade sendo q fiz tudo c veracidade,entrei na minha página do ProUni está da seguinte forma reprovado por nao comparecimento sendo que eu compareci na instituição. O que posso fazer?

  7. Carlos Henrique disse:

    Bom Dia, desde de ontem a noite toda e hoje desde as 06hs que estou tentando me escrever mais o sistema não trava… como devo proceder?

  8. Fui aprovada no prouni, mas a faculdade me informou que não recebeu nenhuma nota de aprovação do prouni em meu nome! Aguardo respostas, pois não quero perder a bolsa!

  9. Bom gostaria de saber como funciona as vaga remanescente do Prouni, pois estou fazendo faculdade e gostaria de receber bolsa aqui para Foz do Iguaçu!!

  10. Alexia Barbosa disse:

    Olá, estou tentando adicionar em minha inscrição a minha renda familiar na parte “grupo famíliar” mas não aparece para adicionar os integrantes da família só aparece o meu nome e não é possível adicionar um valor.
    A quem devo recorrer?
    As inscrições logo estarão no fim e eu não consigo procurar um curso.

  11. Domingas pereira Rabelo disse:

    Bom dia meu nome é Domingas e estou desesperada porque ganhei a bolsa na faculdade jk pelo prouni porém passou da data de entrega de documentos o que faço ?

  12. San Matheus Oliveira Leitão disse:

    estou tento bastantes problemas desde o resultado do prouni, tanto a universidade quanto a equipe do prouni está me tanto dor de cabeça nas inconsistencias de informações quanto nos procedimentos cabiveis de autenticação.

  13. Olha,tem muita gente fraujando documentos de comprovação e renda,por que o Prouni para somente holerites e carteira de trabalho ai os espertos vai la e pedem para fazer o holeritio e diz que perdeu a carteira de trabalho,cada vcs do ProUni para fazer uma rigorosa consulta com relação a esses documentos? Tenho provas aqui e empresários que declara mais de 40.000.00 de renda anual e tem a bolsa,acorda Brasil por isso que não vai pra frente,os corruptos nao São somente políticos nao..

  14. Maria Helena de Lima disse:

    Olá prezados,

    Sou bolsista ProUni. E ao completar 4 anos de curso a faculdade (Estácio de Sá – Campus Madureira) me passou a informação que eu teria que ENCERRAR MINHA MATRÍCULA por uso de 4 anos. A secretaria da unidade me disse que não tenho mais direito e agora estou pagando mensalidade.
    Por favor, me ajudem e me orientem. Muito obrigada.

  15. Boa noite.Fui pré selecionada em primeira chamada,compareci na universidade no prazo estabelecido,porem no resultado final apareceu que não compareci para comprovar documentação.O que devo fazer nessa situação.

  16. Maria Azevedo disse:

    Boa noite ,minha filha foi aprovada no Pro uni já fiz a matrícula na faculdade que ela tinha escolhido que se encaixa no nosso orçamento,
    Porém quando peguei o contrato da faculdade o valor que eles estão me cobrando é um valor muito acima do que eu aceitei quando fiz a inscrição no pro uni.
    Como faço agora???
    A quem tenho que recorrer???
    Alguém pode me ajudar???

  17. Bruna marçal disse:

    Ser pre selecionado e a faculdade nao tem turma é falta de respeito ao candidato.
    Se nao ha turma e tive direito a vaga, perco qualquer outra oportunidade e é injusto.

  18. fui reprovado na pre-seleção do PROUNI, como devo recorrer?

  19. Caroline leal disse:

    Olá, sou bolsista pelo prouni, mas minha bolsa de estudos não foi aprovada ainda, está constando que não estou regularmente matriculada, como vou assistir aula assim? Estou cursando o 7° semestre, falta menos de um ano para me formar…..

  20. A comprovação de informações feita pela instituição é uma fraude, eles reprovam os alunos porque não querem ceder as bolsas. Eu fui pré-selecionada com bolsa integral pra enfermagem na Unip (Polo Macapá), levei todos os meus documentos, viajei para outra cidade gastando com passagem (gastei o único dinheiro que eu tinha estando desempregada) tive que autenticar todos os meus documentos e levar pra eles e fui reprovada na comprovação de informações pela universidade Unip por não ter declarado renda. Eu declarei que não possuo renda porque estou desempregada e fiz uma declaração autenticada em cartório comprovando. O atendente disse que meus documentos estavam perfeitos, não faltava nada, mas que como eu não tinha declarado renda eu fui reprovada. Não declarei renda pq não tenho!!! Ainda disseram que eu deveria levar uma declaração de autônoma, sendo que eu não sou. Muita falta de caráter, de empatia. Deveriam cancelar esse programa pois já foi corrompido e só serve pra nos humilhar. Eles já sabiam que tinham me reprovado e me mandaram msg para eu comparecer ao Polo para receber meu resultado, sendo que tbm sabiam que eu teria que viajar para ir lá, somente pq eles queriam que eu assinasse um papel de reprovação. Gente sem escrúpulos!

  21. Genilson Jose da Silva disse:

    Palhaçada, minha filha ingressou na Anhanguera Braz Leme em Santana , SP, através do Pro uni pelas notas de redação do ENEM e fez 1 ano de Gestão RH, no final do ano haviam boletos gerados no nome dela, e hj estão em R$ 3200,00 alegando que houve erro de documentação, além de estarem correndo juros ela terá de pagar o valor em aberto, e o restante da faculdade caso ela queira terminar o curso. Absurdo isso. Falta de informação e na verdade nos sentimos lesados por isso, pois se houve problema de documentação pq permitiram que ela ingressasse no curso e fizesse 1 ano? Infelizmente aqui é Brasil.

  22. Gilzy Virissimo Ferreira disse:

    boa tarde ! Estou desde terça feira tentando fazer minha inscrição no PROUNI . A maioria dos cursos só tem pra ampla concorrência não tem opção de cotas ; principalmente enfermagem . Na frase diz pra escolher uma das DUAS opções , mais na verdade só tem ampla concorrência !!! Estou revoltada , indignada . Como pode isso ? Eu estudei a minha vida inteira em escola pública e minha renda é baixa , vou ser obrigada a concorrer com todo tipo de gente ? Pelo amor de Deus , isso não existe !!!! Quero minha cota referente a minha modalidade !

  23. Tenho uma dúvida. Minha sobrinha é de menor, tem 16 anos completados esse ano e qria fazer o Enem pra tentar uma vaga no pro uni e usar q nota, se for satisfatória para concluir o ensino médio e ingressar na faculdade ano q vem. Mas o professor dela disse n ser possível mas ela alega q sua amiga, q inclusive estudou em colégio particular conseguiu esse feito e está na faculdade sendo bolsista e completou 17 anos esse ano. Como se faz para ter direito a esse benefício?

  24. Debora Diana disse:

    Eu me inscrevi em Design de Interiores e passei na segunda chamada concorrendo na bolsa integral, mas de primeira tive que pagar a matrícula (tudo bem, pensei, e paguei pois provavelmente era necessário), mas então veio uma parcela da UNIP referente a mensalidade, sendo que no contrato do ProUni aparece que sou bolsista integral e não parcial. Peço que me ajudem a resolver isso, pois isso pode me complicar já que não há maneira de manter esse curso sem a bolsa integral que foi “cedida”.

  25. O dinheiro público jogado no ralo e nem mesmo um canal para denunciar fraudes por parte de alunos no programa do PROUNI. Será que é legal alunos que fazem o ENEM, fazem a matricula em universidades públicas e nunca frequenta a universidade, mas fica recebendo a bolsa? Essa é uma pratica recorrente, mas parece que o MEC é conivente. Que país é esse?!

  26. Ricardo da Rocha Ferreira disse:

    Passei em terceiro lugar na primeira chamada de bolsa 100% para o curso de marketing na universidade anhembi morumbi, e a coordenação do prouni esta dificultando o meu acesso ao programa na exigência da documentação, fui no polo da faculdade três vezes, entreguei todo tipo de documento possível, ao falar que eu moro com meus pais tive que fazer uma declaração de casa cedida reconhecida firma em cartório o que não é de graça e eu me encontro desempregado, depois falaram que estava faltando o iptu, mas moro em comunidade e não tem iptu, e então pediram mais uma declaração de moradia reconhecida firma em cartório, mas os impostos como conta de luz água e telefone ja serve como comprovante de moradia e foram todos entregues. A gente estuda passa o final de semana fazendo prova durante todo o sábado e todo o domingo consegue a nota para a bolsa e impedem o nosso acesso por falta de documento irrelevante. A fase da documentação se torna mais difícil que a própria prova do prouni.

  27. natalia dos reis santos disse:

    oi eu ganhei uma bolsa remanescente no prouni de embelezamento fui entregei a documentação e comescei a fazer o curso so que agora tem um boleto de 690 e38 pra eu pagar como eu vou pagar uma coisa que seria gratuita e eu nem vi as materia eu preciso de um eslarecimento

  28. Boa tarde, consegui uma bolsa do prouni, levei a documentaçao na faculdade, e quase todos os dias cobrava um posicionamento deles se faltava algum documento, depois que passou o prazo do prouni para bolsas remanescente me informararm que minha bolsa foi cancelada porque deveria ter entregue a documentaçao em outro polo. Sendo que nunca fui questionada sobre isso, injustiça tremenda uma forma de fazer com que eu pague as mensalidade, faculdade unip total desrespeito e falta de carater.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *