Prouni Ajuda de Custo

Ajuda de Custo Bolsa de Estudo do ProUni

O Programa Universidade para todos (PROUNI) tem como finalidade a concessão de bolsas de estudos integrais e parciais em cursos de graduação e sequenciais de formação específica em instituições privadas de ensino superior. Confira como funciona a ajuda de custo do ProUni para os bolsistas.

pruni ajuda de custo bolsa Prouni Ajuda de Custo

O PROUNI foi criado pelo Governo Federal em 2004 e institucionalizada pele lei n° 11.096 de 13 de janeiro de 2005, oferece, em contrapartida, isenção de alguns tributos àquelas instituições de ensino que aderem ao programa.

O programa é direcionado aos estudantes egressos do ensino médio da rede pública ou da rede particular, nesse caso como bolsista integral, com renda per capita familiar máxima de três salários mínimos. O Prouni conta com um sistema de seleção informatizado e impessoal que confere transparência e segurança ao processo. Os candidatos são selecionados pelas notas obtidas no ENEM (Exame nacional do Ensino Médio).

O ministério da educação oferece aos estudantes do PROUNI outros benefícios além da bolsa integral ou parcial para ingressar no ensino superior privado como a bolsa permanência que é destinada para quem tem bolsa integral no PROUNI. Além disso, é destinado aos que estão matriculados em cursos presenciais com no mínimo seis semestres de duração, com carga horária de seis horas por dia ou mais. A seleção para conseguir a bolsa permanência é feita no início de cada mês, quando também é definido o valor.

Desde 2007, o Prouni e sua articulação com o FIES, é uma das ações integrantes do Plano de Desenvolvimento da Educação PDE. Assim o PROUNI, aliado ao Fundo de Financiamento Estudantil (FIES), ao Sistema de Seleção Unificada (SISU) ao Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (REINI), a universidade aberta do Brasil (UAB) e a expansão da Rede federal de educação profissional e tecnológica ampliam significadamente o numero de vagas na educação superior, contribuindo para o maior acesso aos jovens ao ensino superior. Por isso também maior numero de benefícios concedidos.

Mais sobre o Prouni




6 Comentários em “Prouni Ajuda de Custo”

  1. wilson gaudio disse:

    essa ajuda do governo federal é indispensavel no meu caso´,pois sem ela não consigo manter minha filha na faculdade

  2. wilson gaudio disse:

    eu como pai de aluna que conquistou uma bolsa de 100% para o curso de zootecnia em periodo integral, porem diante das informações obtidas obrigatoriamente o curso teral que ter pelo menos 6 horas de aula por dia diante disso,estarei com a mesma dificuldade de muitos que, ganhamos a bolsa mas nun temos o direito a essa ajuda que o projeto federal diz ter.Eu gostaria muito mesmo que se tiver alguen para me explicar melhor tudo isso eu ficaria grato,até porque não tenho condiçoes para manter minha filha no curso sem essa ajuda, …. aguardo retorno por favor urgente

  3. Maria do Socorro Silva disse:

    Meu filho é bolsista integral do curso de medicina do prouni. Gostaria de saber se ele têm direito a bolsa permanência? qual valor? e se depois que ele que formar se ele têm que pagar alguma coisa pro governo e de que maneira é feito esse pagamento?

  4. maria do perpetuo socorro disse:

    Meu filho é bolsista integral do curso de medicina do prouni. Gostaria de saber se ele têm direito a bolsa permanência? qual valor? e se depois que ele que formar se ele têm que pagar alguma coisa pro governo e de que maneira é feito esse pagamento?

  5. Jean Charles disse:

    Gostaria de saber se a ajuda de 50% o estudante já tiver pago metade do curso a outra metade ele não precisará pagar o restante que falta, ou esses 50% a partir do período em que ele está?

  6. QUELI VIANNA disse:

    Gostaria de saber se fiz o ensimo medio em escola particular, tenho direito a algum tipo de ajuda de custo parcial ????

Comente