Prouni Comprovação de Renda

Comprovação de Renda no PROUNI

Conhece o
PROUNI? Este é o chamado Programa Universidade para Todos criados pelo Ministério da Educação em 2004 e que em linhas gerais é um programa que oferece bolsas de estudos em instituições privadas de educação superior em cursos de graduação ou sequenciadas para estudantes brasileiros. Saiba se o Prouni precisa de comprovação de renda e como é feita.

prouni-comprovacao-de-renda

Se você ainda não conhece o Prouni, saiba como se inscrever e demais detalhes sobre o PROUNI, inclusive uma curiosidade do programa é que ele é destinado apenas aos estudantes de baixa renda familiar e, por isso, precisam comprovar a renda familiar e também terem outros requisitos.

Entre os outros requisitos dos interessados em participar do PROUNI estão: estudantes egressos de ensino médio de escola pública ou que tenham feito o ensino médio em escola particular na condição de bolsista integral; outro requisito é ser o estudante deficiente físico; candidato pode ser professor da rede pública de ensino e este no quadro perrimamente de professores que, neste caso, este tipo de candidato só pode se candidatar a cursos de licenciatura e no caso dos candidatos professores não precisam comprovar renda; outra condição é ter feito o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) do ano anterior e, no caso dos professores candidatos, não precisam ter feito o ENEM. Para os demais candidatos que tem que ter feito o ENEM ainda devem ter obtido a nota mínima de 450 pontos na média das notas do ENEM e não ter zerado na prova de Redação do ENEM.

PROUNI 2018:  Prouni Documentação

A bolsa oferecida pelo PROUNI vai depender da comprovação da renda do candidato. Existem dois tipos de bolsas oferecidas: a bolsa integral, que é dada aos estudantes de renda familiar bruta por pessoa de até um salário mínimo e meio; a bolsa parcial, que concede 50% do valor da mensalidade da universidade particular que o candidato estiver se candidatado e é destinada aos candidatos possuam renda bruta de até três salários mínimos por membro da família.

Para concorrer às bolsas os candidatos não precisarem estar matriculado em nenhuma instituição de graduação particular, e este não passa por nenhuma seleção, mas, há instituições credenciadas no PROUNI que podem exigir alguma forma de seleção, além de ter passado pelo ENEM.

Quanto às inscrições no PROUNI, esta acontece duas vezes ao ano, a primeira vez no início do ano e a segunda, no início do segundo semestre e as inscrições são feita de maneira gratuita. Para efetuar a inscrição assim como outras informações sobre este processo seletivo acesse a página do ENEM em http://sistemasenem2.inep.gov.br/resultadosenem/.

Mais sobre o Prouni 2018

  • prouni-duvidas-frequentes-150x150Perguntas sobre o Prouni Confira algumas das duvidas mais frequentes sobre o ProUni. O que é uma Bolsa de Estudos, e como funciona a Bolsa do Prouni. Os programas e iniciativas que são feitos por meio do […]
  • prouni-vagas-remanescentes-150x150Prouni Vagas Remanescentes Vagas Remanescentes Prouni O Programa Universidade para Todos - Prouni que disponibiliza bolsas de estudo para estudantes em instituições de ensino privado, possui um programa dentro do […]
  • quem-tem-fies-e-prouni-150x150Quem tem Fies pode Fazer Prouni? FIES e Prouni Juntos Veja o Que Fazer Os estudantes que estudam e tem o sonho da universidade conhecem várias formas que o governo federal tem disponível para proporcionar o acesso mais […]
  • prouni-aditamento-150x150PROUNI Aditamento Fazer Aditamento do Prouni Desde 2004 os estudantes brasileiros que ainda não possuem graduação de nível superior e que se encontram dentro dos requisitos básicos, podem concorrer a […]
  • prouni-manual-150x150Prouni – Manual do Bolsista Manual do Bolsista do Prouni Para o estudante que deseja ingressar em alguma faculdade para fazer a sua graduação dos sonhos, pode recorrer ao Prouni (Programa Universidade Para Todos) […]
  • inscricao-prouni-2011-150x150Prouni 2018 Inscrição Inscrições para o Prouni 2018 Veja quem pode fazer a inscrição no Prouni e como fazer Se você está pensando em cursar uma faculdade no ano de 2018, uma das melhores opções de conseguir […]
PROUNI 2018:  Prouni Bolsas no Exterior

9 comentários em “Prouni Comprovação de Renda

  1. oi eu ganhei uma bolsa remanescente no prouni de embelezamento fui entregei a documentação e comescei a fazer o curso so que agora tem um boleto de 690 e38 pra eu pagar como eu vou pagar uma coisa que seria gratuita e eu nem vi as materia eu preciso de um eslarecimento

  2. eu fiz a minha inscrição no enen. A minha duvida é na renda familiar, pois a minha renda e de 1 salario e meio, porém marquei 1 salario minimo. Isso implicara na minha escolha por bolsa no prouno?

  3. Olá, estou tentando adicionar em minha inscrição a minha renda familiar na parte “grupo famíliar” mas não aparece para adicionar os integrantes da família só aparece o meu nome e não é possível adicionar um valor.
    A quem devo recorrer?
    As inscrições logo estarão no fim e eu não consigo procurar um curso.

  4. Bom dia meu nome é Domingas e estou desesperada porque ganhei a bolsa na faculdade jk pelo prouni porém passou da data de entrega de documentos o que faço ?

  5. Boa tarde, consegui uma bolsa do prouni, levei a documentaçao na faculdade, e quase todos os dias cobrava um posicionamento deles se faltava algum documento, depois que passou o prazo do prouni para bolsas remanescente me informararm que minha bolsa foi cancelada porque deveria ter entregue a documentaçao em outro polo. Sendo que nunca fui questionada sobre isso, injustiça tremenda uma forma de fazer com que eu pague as mensalidade, faculdade unip total desrespeito e falta de carater.

  6. Fui aprovada no prouni, mas a faculdade me informou que não recebeu nenhuma nota de aprovação do prouni em meu nome! Aguardo respostas, pois não quero perder a bolsa!

  7. Bom gostaria de saber como funciona as vaga remanescente do Prouni, pois estou fazendo faculdade e gostaria de receber bolsa aqui para Foz do Iguaçu!!

  8. fui reprovado na pre-seleção do PROUNI, como devo recorrer?

  9. Olá, sou bolsista pelo prouni, mas minha bolsa de estudos não foi aprovada ainda, está constando que não estou regularmente matriculada, como vou assistir aula assim? Estou cursando o 7° semestre, falta menos de um ano para me formar…..

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *