Prouni – Segunda faculdade

prouni-faculdade

Segunda faculdade com o Prouni – É possível?

Veja se é possível fazer uma segunda faculdade com o Prouni e quais são os requisitos para inscrição.

prouni faculdade 300x172 Prouni   Segunda faculdade

O programa Universidade para todos (PROUNI) tem como finalidade a concessão de bolsas de estudos integrais e parciais em cursos de graduação e sequenciais de formação específica, em instituições privadas de educação superior.

Lembrando que só tem direito à bolsa do Prouni quem nunca cursou uma faculdade. Portanto, não é permitida para concorrer a bolsa quem já tem nível superior e quer fazer uma segunda faculdade. Se este for o seu caso, você pode tentar fazer o Enem e tentar através de sua pontuação, entrar em uma universidade que aceite a pontuação do Enem.

Recentemente o PROUNI recebeu denúncias através de um programa de televisão que apontou fraudes no programa, pois muitos jovens burlaram os requisitos para se candidatarem e estão fazendo uma segunda faculdade com bolsa do Prouni. Outra denúncia é que muitos desses jovens com bolsa do programa federal estudaram em escolas particulares pagando. Um dos requisitos para concorrer à bolsa é que você tenha feito o ensino médio em escola pública ou que tenha feito o ensino médio em escola particular como bolsista integral.

Segundo o Tribunal de Contas da União (TCU) já foram cerca de 3 mil casos irregulares de alunos que cursam a segunda faculdade ou que até mesmo já estejam cursando duas faculdades.  Além da bolsa integral, o bolsista do Prouni recebe também uma ajuda de custo.

Ainda há denuncias de universidades que não concedem vagas nos cursos para os bolsistas do Prouni. Por conta disso, o governo anunciou mudanças no sistema de isenção fiscal que beneficia as universidades que participam do Prouni. As instituições só receberiam o benefício se o aluno realmente receber a bolsa e puder cursar o curso na universidade em questão.

Com isso, o governo aumentaria a arrecadação e um maior número de estudantes seria atendido. Atualmente. 30% das bolsas ficam sem uso, segundo a Controladoria Geral da União (CGU).

Mais sobre o Prouni




16 Comentários em “Prouni – Segunda faculdade”

  1. HUMBERTO disse:

    Sou aposentado por invalidez / esquizofrenia tenho direito em solicitar o fieis?

  2. Ana Paula disse:

    Boa Noite!
    Eu consegui uma bolsa integral pelo PROUNI para nutrição..porém tenho uma dúvida, se eu aceitar essa bolsa e fizer o enem esse ano novamente posso trocar de curso? tem a possibilidade de conseguir bolsa integral novamente?

    Grata!

  3. Elaine disse:

    Boa tarde,

    Gostaria de saber se mesmo tendo uma graduação não utilizando o Prouni, se será possível realizar a segunda Faculdade utilizando o Prouni??

    Aguardo retorno.

    Obrigada!

  4. Eddy disse:

    Oi queria saber se é possivel fazer duas graduações pelo prouni. Eu já estou fazendo graduação em administração com bolsa de 100% e gostaria de saber se é possivel eu fazer uma outra graduação pelo prouni só que EAD ao mesmo tempo? Pois com minha nota do enem é possivel eu fazer um curso de graduação que tem tudo a ver com administração, mas eu não queria desistir do curso de administração. Agradeço a resposta.

  5. janaina disse:

    Boa Noite!

    Por favor estou cursando o ensino superior EAD(ensino a distancia), e gostaria de saber se DEPOIS DE FORMADA, eu posso concorrer a bolsa do Prouni, pois estou fazendo esse curso Superior, por causa do preço, e por não ter condições de pagar a faculdade que realmente desejo fazer.

    desde já agradeço a atenção

  6. Vilson disse:

    Se eu estiver utilizando o prouni e no ano seguinte passar na seleção de outro curso, também pelo prouni, posso me desligar de um para cursar o outro?
    Grato pela atenção

  7. GRicadoNW disse:

    Olá!
    Desculpe incomodar, ams não consegui encontrar esta informação…
    Já estou para concluir minha graduação em adm. Estou inscrito no ENEM e farei esta prova em busca de bolsa para minha segunda graduação – em economia.
    Há essa hipótese de bolsa em segunda graduação pelo ENEM!?
    Se não, há ao menos utilidade a efeito de vestibular para universidades públicas e particulares?
    Grato!

  8. Camila disse:

    Eu li que o PROUNI é para alunos que não têm um diploma de graduação. Bem, eu sou graduada no curso de Letras pela UPE, então, assim sendo, não posso tentar um outro curso em uma universidade particular pelo PROUNI?

  9. Bruno César disse:

    Boa Noite, estou nesse situação, gostaria de saber de onde foi tirada essa informação oficialmente, afim de recorrer minha matrícula.

    Obrigado

  10. Antonio disse:

    Oi boa tarde eu estou cursando o curso de Serviço Social na modalidade Ead na Unopar universidade. Gostaria de saber que fazendo o ENEM 2013 e conseguindo uma boa pontuação eu posso conseguir uma bolsa integral ou parcial pelo PROUNI no próximo semestre até o final do curso…Eu já estou no 4°periodo e já fiz minha inscrição…Aguardo resposta.

  11. vanuza disse:

    Já possuo uma graduação que foi paga pelo fies, na minha época não tinha Enem e Prouni. tenho 44 anos e a 10 sou aposentada por invalidez, sonho em fazer outra graduação mas não tenho condições de pagar, posso tentar o Enem ou Prouni?

  12. Maria disse:

    bom dia alisiane,
    pode sim!!
    eu fiz dois anos da minha facul pagando,
    e no 3º ano consegui bolsa parcial 50% do prouni,
    assim, paguei metade das parcelas nos dois ultimos anos,
    o que já me ajudou bastante.
    boa sorte!

  13. DUVIDA:
    TENHO UMA BOLSA INTEGRAL CURSO ARTES VISUAIS UNIASSELVI, TEMPO HABIL PARA CONCLUSÃO EM MAIO 2013, PORÈM, CONTRATEMPOS EXISTEM , QUANDO COMECEI JÁ HAVIA MATÈRIAS QUE TINHAM SIDO APLICADAS E EU FARIA REPOSIÇÃO , QUANDO PROCUREI A INSTITUIÇÃO PRA FAZER OUTRAS TAMBÉM DEVERIAM SER FEITAS ,ATÉ AÌ TUDO CERTO QUANDO EM 2012 PROCUREI A INSTITUIÇÃO PARA QUE FOSSE FEITO A ARTICULADORA DISSE QUE FORNECERIA AS DISCIPLINAS FALTANTES EM FEVEREIRO DE 2013 EM REGIME ESPECIAL E AGORA SE NEGAM O QUE ACARRETA PREJUIZO EM TEMPO E CUSTO , JÀ QUE È A DISTANCIA QUAL A SOLUÇÂO PARA O CASO?

  14. Bruna Guimaraes Araujo disse:

    Alisiane,pode sim.Se voce tiver o perfil socioeconomico,pode pleitear uma vaga tanto em ciencias contabeis ou em qualquer outro curso,quando se se tornar bolsista vc pode aproveitar as disciplinas que ja fez,e continua o curso de onde parou.
    Espero ter ajudado

  15. Débora disse:

    Pode sim, mesmo já estando cursando, você pode tentar a bolsa do prouni, só é necessário que a instituição onde você esteja atualmente, abra vagas para o seu curso!

  16. alisiane disse:

    boa noite
    Eu estou no meu primeiro ano de ciências contábeis e gostaria de saber se eu posso tentar o Prouni o ano q vem pois ainda ñ terminei meu curso ?

Comente