Prouni Perda de Bolsa

Perda de Bolsa do Prouni

Como muitas pessoas já sabem hoje em dia cursar uma boa faculdade e conseguir a sua formação escolar mesmo tendo uma baixa renda é muito fácil. Para quem não sabe o Governo Federal vem desenvolvendo diversos tipos de projetos e programas nos quais a finalidade dos mesmos é oferecer uma ótima formação escolar em faculdades privadas para os jovens estudantes de baixa renda. Um desses programas é o ProUni, o mesmo disponibiliza bolsas de estudos gratuitas para alunos de baixa de renda. Confira mais informações relativas ao programa na continuação deste artigo e saiba quando ocorre a perda de bolsa do Prouni.

Algo que vem chamando bastante à atenção dos contemplados é quanto à possibilidade do cancelamento da bolsa de estudos dos mesmos. Saiba que está é uma ação válida e que o ProUni tem a total liberdade de excuta-la caso o bolsista venha a cometer alguma irregularidade, perante o seu cadastro no programa. Saiba que poderão ocasionar a perda da bolsa vários fatores e entre eles o que mais se destaca, ou melhor, o motivo mais comum é quanto à sonegação de dados. Isso acontece, pois para participar do programa é preciso comprovar que você possui baixa renda, ou seja, as rendas pré-determinadas pelo ProUni e muitas pessoas, acabam mentindo ou até mesmo possuem um parente não muito próximo que possui uma alta renda, isso por causar a perda de sua bolsa.

Outro detalhe e que pode levar a um dos bolsistas a perder a sua bolsa de estudos é quanto ao aproveitamento acadêmico. O ProUni deixa bem claro para seus bolsistas que o aproveitamento acadêmico também pode influenciar na perda de sua bolsa de estudos. Saiba que o aluno deverá ter no mínimo 75% de aproveitamento, caso contrário, o representante do ProUni responsável pela matéria de reprovação poderá pedir a continuidade da bolsa do aluno por uma única vez. Portanto se você é bolsista do Prouni, não marque bobeira para não deixar essa grande oportunidade escapar de suas mãos.

20 comentários em “Prouni Perda de Bolsa

  1. Sou bolsista do prouni e curso o 4 semestre de administração de empresas através do ensino a distância. Porém não fui notificada sobre os prazos para renovação para bolsa. No pólo em que estudo não tem um responsável por esse setor. Estou completamente perdida sobre o que fazer e os funcionários da instituição estão mais atrapalhados do que eu.
    Onde posso recorrer caso minha bolsa tenha sido suspensa ou cancelada?

    Obrigada, Riane

  2. Preciso ajudar uma sobrinha minha com problemas.
    gostaria de saber se um curso de 5 anos de direito pode ser feito em 10 anos pelo Prouni?
    Ela está a muitos anos estudando e nunca termina.

  3. Fiz o ensino médio em escola particular como bolsista parcial mas parei de estudar no segundo ano há 20 anos e conclui o ensino médio recente pelo EJA. Posso me inscrever no PROUNI? Se sim, qual opção eu marco na hora da inscrição, a que diz que estudei na rede pública durante todo o ensino médio ou a opção que diz “Parcialmente ou durante todo ensino médio em escola da rede privada sem ter sido bolsista integral da própria instituição”?

  4. Quem tem prouni pode abrir uma empresa e ter cnpj?

  5. olá,meu pai sem querer cancelou minha bolsa do prouni clicando em cancelamento e confirmando pelo site. Mas não era da sua nossa vontade! como devo proceder para recuperá-la?

  6. Boa tarde! sou bolsita integral em uma faculdade interativa, entrei no 2 bimestre,gostaria de saber se perco minha bolsa já que entrei no 2 bimestre, e tive só um mes para estudar, e se perder eu posso prestar o enem e tentar ganha bolsa de novo ?

  7. Estou no penultimo periodo se cancelarem minha bolsa (nao assinei o termo de renovação)terei que pagar as parcelas passadas?

  8. Olá, bom eu estou com a bolsa 100%,caso um dos componentes do meu grupo família ou ate mesmo eu consiga um trabalho,eu preciso informar imediatamente ou somente quando der 6 meses e for atualizar os dados??? eu perco a bolsa caso não informe??

  9. Tenho uma dúvida.
    se eu abandonar a faculdade, ou seja, tomar várias faltas, eu posso perder a bolsa? E se eu perder a bolsa, terei que pagar a matrícula?

  10. oi gostaria de saber se posso cursar duas faculdades uma com a nota do enem e outra pelo prouni.?

  11. fiquei reprovada em três disciplinas e sou bolsista integral do Prouni e gostaria de saber se vou perder a bolsa ? e se caso não perda se posso trancar o curso.

  12. Gente tome cuidado eu perdi minha bolsa do prouni e tive que parar de estudar porque o fies não aumenta o percentual do financiamento

  13. Estou há 1 mês tentando cancelar minha bolsa do prouni e não consigo, possuo vários protocolos no 0800616161 , ja enviei carta com AR, e-mails e cadastrei pedidos no site do Mec / SISU. como Faço para cancelar essa bolsa?

  14. Oi, por favor me ajudem… estou no 3º período do curso de direito e tenho bolsa parcial ProUni, estou correndo o risco de reprovar em uma matéria, por que tenho muita dificuldade no aprendizado dela, mas enfim, se eu reprovar somente essa matéria eu poderei perder a bolsa? E em caso de reprovação na mesma, repetirei todo o semestre (incluindo as matérias que eu fui aprovado) ou somente a que eu reprovei? Desde já agradeço!

  15. esse 75% de aproveitamento é no período ou em cada matéria, individualmente? pois um amigo meu disse que já ficou com a média (7) e não perdeu a bolsa.

  16. Eu sou bolsista,se caso eu perder a bolsa por nota insuficiente na faculdade em uma matéria,logo,reprovação,eu posso reivindicar a bolsa mais uma vez?

  17. com matricula tranca em um curso de dois anos ,tenho direito de trasferir depois de 4 anos ou perdi a bolsa?

  18. quero saber se tirar nota vermelha nas primeiras provas pode ocorrer a perda da bolsa.

  19. Eu perdi a bolsa por não ter o aproveitamento de 75%, como fazer para recuperar a bolsa ou não é possível, vou perder o curso?

  20. Eu perdi minha bolsa do Prouni, caso eu tente enem outra vez e consiga atingir a pontuação necessária para conseguir uma bolsa do prouni, eu posso ganha-la novamente?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *