Prouni ou Sisu – Qual é mais fácil e melhor

Qual é melhor Sisu ou Prouni?

Não sabe qual a diferença entre PROUNI e SISU?  A diferença entre esses dois benefícios é que o PROUNI oferece bolsas de estudos em instituições privadas de educação superior, em cursos de graduação e sequenciais de formação específica, a estudantes brasileiros, sem diploma de nível superior. Já o SISU é o sistema informatizado, gerenciado pelo Ministro da Educação por meio da qual as instituições públicas de educação superior participantes selecionam novos estudantes exclusivamente pela nota obtida no Exame Nacional de Ensino Médio (ENEM). Confira qual é o melhor o Prouni ou Sisu e saiba como fazer a escolha do mais vantajoso para você.

prouni ou sisu Prouni ou Sisu   Qual é mais fácil e melhor

O PROUNI (Programa Universidade para Todos) tem como finalidade a concessão de bolsas de estudos integrais e parciais em cursos de graduação e sequenciais de formação específica, em instituições privadas de educação superior. Criado pelo Governo Federal em 2004 e institucionalizado em 2005 oferece, em contrapartida, isenção de alguns tributos àquelas instituições de ensino que aderem ao Programa.

O Programa PROUNI é dirigido aos estudantes egressos do ensino médio da rede pública ou da rede particular na condição de bolsistas integrais, com renda per capita familiar máxima de três salários mínimos. O PROUNI possui um sistema de seleção informatizado e impessoal, que confere transparência e segurança ao processo. Os candidatos são selecionados pelas notas obtidas no ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) conjugando-se, desse modo, inclusão a qualidade e mérito dos estudantes com melhores desempenhos acadêmicos.

O PROUNI possui também ações conjuntas de incentivo à permanência dos estudantes à instituição com a Bolsa Permanência. O programa é destinado àqueles estudantes de baixa renda e que devem comprovar essa situação e ingressos da escola pública ou como bolsista integral de escola particular.

Já o SISU (Sistema de Seleção Unificada) é destinado àqueles que participaram do ENEM que não precisa ter baixa renda para poder participar. O SISU é um sistema informatizado gerenciado pelo MEC, no qual às instituições públicas do ensino superior oferecem vagas para candidatos participantes do ENEM. Podem participar do SISU quem fez prova do ENEM no semestre anterior a inscrição e com nota superior à zero na redação. É preciso ter em mãos, no ato da inscrição e a senha no ENEM.

Mais sobre o Prouni




4 Comentários em “Prouni ou Sisu – Qual é mais fácil e melhor”

  1. joyce disse:

    queria saber a notas de corte do prouni no curso de enfermagem nas faculades de niteroi-rj

  2. salete disse:

    fiz a inscrição,mas não no curso,que eu realmente quero.esperando ganha uma bolsa prouni.sera que depois eu poderia fazer o curso que eu realmente quero pelo fies?

  3. Luma disse:

    Eu estava tentando fazer a inscrição no fies e apareceu no formulário de preenchimento se o prouni cobria quantos por cento .
    ai eu queria saber para que é isso e se vocês cobrem mesmo . Desde já obrigado.

  4. marly disse:

    tá imperdível.

Comente