Prouni Escola Particular

Quem é de escola particular pode ser bolsista do Prouni?

O Prouni é um programa que foi criado pelo Governo Federal no ano de 2004 com objetivo de oferecer bolsas de estudo integrais ou parciais em instituições de ensino superior privadas, para estudantes brasileiros sem diploma em nível superior. As bolsas do Prouni são oferecidas  em cursos sequenciais de formação específica ou cursos de graduação, porém não são todos os alunos que podem se candidatar para essa prova. Confira a seguir se alunos de escola particular podem participar do Prouni e saiba quais são os requisitos para fazer a inscrição.

prouni escola particular Prouni Escola Particular

Para se candidatar para uma vaga do Prouni é necessário que o candidato tenha feito o último Enem, e que tenha conseguido ao menos 400 pontos na média das 5 provas sendo que  a nota da prova de redação não pode ser  igual a zero.

Se o candidato quiser concorrer a uma bolsa integral do Prouni, sua renda familiar deve ser de no máximo um salário mínimo e meio por pessoa, já no caso da bolsa parcial a renda familiar por pessoa pode ser de no máximo três salários mínimos por pessoa.

E por fim só podem se inscrever a uma vaga no Prouni candidatos que:

- Cursaram o ensino médio completo em escolas da rede publica.
- Cursaram o ensino médio completo em escola particular, mas com bolsa integral.
- Cursaram o ensino médio tanto em escolas da rede publica quando em escolas particulares, porém sendo bolsista na escola particular.
- Sejam deficiente físicos
- Sejam professores no ensino fundamental de escola pública, exercendo efetivamente seu magistério e fazendo parte permanente da instituição. Sendo que o candidato nesse caso deve concorrer a vagas nos cursos de licenciatura, superior ou igual pedagogia. Para esse candidato é desconsiderada a renda familiar por pessoa.

Portanto fica claro que estudantes que completaram o ensino médio em escola particular não podem se candidatar a essas vagas a menos que tenham sido na condição de bolsa integral. Embora existam alguns casos de alunos de escolas particulares que conseguiram na justiça o direito de concorrer à vaga no Prouni. Sabemos que cada caso é um caso, mas se você não tem condições de pagar por uma faculdade particular, e atende todos os requisitos acima, faça já a sua inscrição no Prouni.

Mais sobre o Prouni




6 Comentários em “Prouni Escola Particular”

  1. concordam? disse:

    O ProUni(programa de universidade para TODOS)não aceita a nota de estudantes de escolas particulares sem bolsas, pois acham que esses estudantes tem condições de pagar uma faculdade, mas não da para compara 500,00 reais por mês com 5000,00 reais por mês. Queria saber se é bem isso mesmo ou se alunos de escolas particulares podem fazer o ProUni valendo nota para entrar na faculdade?

  2. Lima disse:

    ola!!!terminei meu ensino medio em escola particular,tudo pago pelos meus pais, hoje em dia nao moro com os meus pais, sou casada e nao tenho condcoes de pagar uma faculdade, eu poderia me escrever no prouni, veu. me encaixo na baixa renda salarial de um salario minino para quatro pessoas…obg

  3. Isabela disse:

    Alunos que cursaram o ensino médio em escola privada como bolsistas parciais e tem uma renda mensal de 1 salário mínimo por pessoa tem direito de participar do PROUNI ?
    Grata!!

  4. EDILAINE disse:

    Tive que trancar a minha facudade por motivos financeiros, posso conseguir uma bolsa no prouni se tiver a pontuação adequada?

  5. Lorena disse:

    estudo em uma escola particular no interior de Minas Gerais. Não tenho bolsa, porém, por ser uma escola particular de interior (Rede Pitágoras), temos um desconto grande na mensalidade em relação as outras escolas de cidade maior. Isso vale como bolsa ou não?

  6. keytiane cristina grama disse:

    O aluno comtemplado no Prouni tem que se recadastrar de seis em seis meses assinando folha na faculdade?????

Comente